Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Nesta segunda-feira (16), o Red Bull Bragantino entra em campo pela 21ª rodada do Brasileirão Série A 2020. Às 20h, a equipe de Bragança Paulista encara o Botafogo-RJ, no estádio Nilton Santos (Engenhão), e a partida terá transmissão ao vivo do SporTV e Canal Premiere.
O duelo é um confronto direto para se distanciar da parte de baixo da tabela. No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram em Bragança e o jogo acabou empatado em 1 a 1. Alerrando marcou o gol do Massa Bruta.
Retrospecto
Esta será a 13ª partida entre o Massa Bruta e o Fogão na série A do Campeonato Brasileiro, e a equipe de Bragança Paulista leva vantagem no histórico dos duelos, com cinco vitórias, contra apenas duas da equipe carioca. Outros cinco confrontos terminaram empatados, inclusive o mais recente, válido pelo primeiro turno.
O primeiro encontro entre as equipes pelo Brasileirão foi em 1990. Em 18 de novembro daquele ano, o Massa Bruta venceu o Botafogo por 2 a 1, no Caio Martins, em Niterói-RJ. Franklin e João Santos marcaram os gols do Braga, que venceu de virada. Nos dois anos seguintes, a equipe bragantina somou outras três vitórias contra os cariocas. Uma delas, em 1992, com um golaço de falta, de Gil Baiano, em pleno Maracanã.
A última vitória do Massa Bruta sobre o Botafogo na série A do Brasileirão foi em 30 de abril de 1995, em Bragança Paulista. Kelly, de cabeça, anotou o gol que deu a vitória aos donos da casa, curiosamente contra a equipe que, depois, viria a ser campeã daquela edição do Brasileirão.
Em 1993, os dois times também se enfrentaram pela primeira fase da extinta Copa Conmebol, mas os cariocas levaram a melhor no confronto.