Nesta quinta-feira (12), o Red Bull Bragantino, em parceria com o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, entregou 500 novas árvores para reflorestamento de uma área na Fazenda Serrinha, no Sistema Cantareira, próxima à região atingida, recentemente, pelas queimadas.
A entrega é o resultado de uma ação promovida pelo Massa Bruta em seu Twitter, no dia 27 de outubro, quando simulou o tempo real de um jogo entre o Red Bull Bragantino e as Queimadas em Bragança. Os principais objetivos foram: promover a conscientização das pessoas sobre o cenário das queimadas na região, assim como trazer dicas importantes e mensagens incentivando a preservação, e arrecadar novas mudas para reflorestamento do Bairro da Serrinha, por meio da participação e engajamento do torcedor durante a ativação, na rede social.
Como o resultado foi alcançado, a equipe de Bragança Paulista oficializou a entrega das 500 novas árvores à Fazenda Serrinha nesta quinta-feira, e contou com o apoio de profissionais do IPÊ, que selecionaram as mudas, prepararam o terreno e realizaram o plantio, nesta quinta-feira.
˜Essa é uma área bem degradada por processos erosivos. O nosso objetivo aqui, além de isolar a área, para impedir a passagem do gado, foi plantar cerca de 20 diferentes espécies nativas da Mata Atlântica, entre elas várias pioneiras, para promover um processo de restauração florestal numa área prioritária para a conservação da água”, explicou a coordenadora da unidade de negócios do IPÊ, Andrea Peçanha.
Por estar localizada às margens de uma das represas que abastece o Sistema Cantareira, a Fazenda Serrinha possui papel importante para manutenção do equilíbrio de todo o ecossistema da região, já que as árvores presentes nessas áreas contribuem com a qualidade do solo e, consequentemente, para a produção da água que abastece as represas.
A cidade de Bragança Paulista é reconhecida como Estância Climática e, em seu território, estão as represas dos rios Jaguari e Jacareí, parte importante do Sistema Cantareira, que abastece quase 8 milhões de pessoas. A qualidade do solo da região é superimportante para a produção de água, porque várias fazendas e sítios abrigam nascentes e cursos d´água que alimentam as represas. Para que haja produção de água em boa quantidade e qualidade, é necessário plantar florestas nativas, já que 60% das Áreas de Preservação Permanente de todo o Sistema Cantareira estão degradadas.
Parceria com o IPÊ
A ativação digital promovida pelo Red Bull Bragantino foi acompanhada pelo Instituto IPÊ, que apoiou a produção do conteúdo e também organizou a entrega e plantio das novas árvores na Fazenda Serrinha. Presente em várias regiões do Brasil, o Instituto, realiza um importante trabalho na região do Sistema Cantareira, já tendo plantado 370 mil árvores para preservação de todo o ecossistema local. Um dos projetos na região é o “Semeando Água”, que apoia produtores rurais e realiza restauração florestal. Para todos que quiserem contribuir e também se tornar um “Protetor do Cantareira” o IPÊ possui a campanha: https://semeandoagua.ipe.org.br/faca-parte/campanha/