tags Futebol Feminino
tagsem 27/04/2025
CONTEÚDO / NOTÍCIAS

No palco dos sonhos: Humberto Simão e a trajetória das Bragantinas no Nabizão

Humberto Simão comemorando a classificação para as quartas de final do Brasileirão A1 (Foto: Fernando Roberto/Red Bull Bragantino)

Foto: Fernando Roberto/Red Bull Bragantino
Texto: Cárila Covas

Com uma trajetória construída passo a passo dentro do Red Bull Bragantino, Humberto Simão é um dos personagens que melhor traduzem a evolução do futebol feminino no clube. De auxiliar técnico a treinador da equipe principal, ele coleciona memórias inesquecíveis no Estádio Nabi Abi Chedid - palco de momentos que marcaram a história das Bragantinas.

Humberto lembra com carinho da primeira vez que o futebol feminino do Red Bull Bragantino pisou no gramado do Nabi: foi justamente na final do Brasileirão A2, em 2021.

"Lembro perfeitamente a reação da comissão técnica em saber que jogaríamos no Nabi o jogo da final. Ficamos muito animados por enfim estrear no estádio. As atletas ficaram super animadas. Talvez mais animadas em jogar no Nabi do que jogar a final propriamente dita. Foi muito marcante para todo o departamento de futebol feminino."

Dois anos depois, em 2023, o estádio seria novamente cenário de um feito inesquecível: a conquista do bicampeonato da Série A2, diante da torcida Massa Bruta.

"Acredito que esse momento tenha sido um dos mais marcantes até agora pelo público que foi ao estádio. Se não me engano, chegamos a quase 1.800 pessoas torcendo e vibrando com a gente. Foi uma atmosfera extremamente positiva que empurrou o time durante todo o jogo."

Apesar do número ainda modesto de partidas em Bragança Paulista, Humberto ostenta uma marca especial: nunca perdeu no Estádio Nabi Abi Chedid. São duas vitórias e dois empates sob seu comando no local.

"Apesar do recorte pequeno de jogos, os adversários foram sempre muito difíceis. Isso mostra a força que é jogar no estádio, junto da torcida. A sensação de pertencimento que gera estar no Nabi nos motiva e aumenta a responsabilidade em buscar o melhor desempenho possível."


Humberto Simão sob comando das Bragantinas no Nabizão (Foto: Fernando Roberto/Red Bull Bragantino)

Histórico de jogos do treinador Humberto Simão no Nabi

> 7ª rodada do Paulistão Feminino, no dia 4 de junho de 2024 - Red Bull Bragantino 1-1 São Paulo, gol de Paulina
> 15ª rodada do Brasileirão Feminino, no dia 21 de agosto de 2024 - Red Bull Bragantino 2-1 Cruzeiro, gols de Thayslane
> 16ª rodada (quartas de final) do Brasileirão Feminino, no dia 24 de agosto de 2024 - Red Bull Bragantino 1-1 Corinthians, gol de Jane Tavares
> Jogo 1 da final da Copa Paulista Feminina, no dia 5 de novembro de 2024 - Red Bull Bragantino 4-1 Santos, gols de Thayslane (3x) e Rhay Coutinho

Para ele, a conexão entre o time e a cidade passa, necessariamente, por viver esses momentos ao lado dos torcedores. "É muito gratificante receber o carinho da torcida e ver as meninas retribuindo esse contato após os jogos. Com certeza é o maior fator de identificação da equipe feminina com Bragança Paulista."

Além das partidas, Humberto guarda com carinho outro momento especial no Nabizão: a homenagem após o primeiro título nacional.

"Em 2021, após a conquista do primeiro título da A2, tivemos o prazer de receber do elenco masculino as faixas de campeãs antes de uma partida contra o Juventude. Esse momento ficou marcado como símbolo de reconhecimento pela conquista, que na época era o nosso primeiro título."

Quando perguntado sobre um jogo inesquecível, o treinador não hesita. "Red Bull Bragantino e Cruzeiro, último jogo da primeira fase do Brasileirão A1, onde pela primeira vez na história a gente se classifica para as quartas de final. Um jogo onde precisávamos vencer - e conseguimos."

A comemoração daquela classificação também ocupa um lugar especial na memória de Humberto: "A comemoração após a classificação, com todas as atletas e comissão comemorando a conquista inédita, é algo que jamais vou esquecer."

Para Humberto Simão, jogar no Nabi significava muito mais do que simplesmente disputar uma partida. "Significava estar em casa. E não há nada melhor que estar em casa. Significava representar, de fato, um clube gigante que ainda tem muito a conquistar."

Saiba mais: Nabizão e o Eric Ramires: uma história de identidade e grandes momentos

ESTÁDIO NABI ABI CHEDID - NABIZÃO
Construída em 1949, nossa casa respira história e já foi palco de inúmeros jogos decisivos. Por aqui pisaram vários craques, campeões do mundo e atletas que honraram nossa camisa.

E, claro, há também as conquistas. Entre as mais memoráveis, o jogo contra o Novorizontino, em 1990, que deu o inédito título do Campeonato Paulista ao clube, e o título da conquista da Série B do Brasileiro, em 1989.

Recentemente, revivemos momentos felizes e marcantes com o bicampeonato da segunda divisão nacional. A campanha irretocável, que nos deu o troféu de campeão, terminou sem derrota no Nabizão e nos mostrou a força de nosso estádio e torcida.

ESTÁDIO MUNICIPAL CÍCERO DE SOUZA MARQUES
O Red Bull Bragantino garantiu a utilização do Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, um espaço esportivo tradicional de Bragança Paulista, por meio de uma concessão junto à Prefeitura. Após a conclusão das obras para reforma e ampliação da estrutura, o estádio passou a ter capacidade para cerca de 10 mil pessoas, o que possibilitará melhores condições para receber os jogos do Braga na elite do futebol brasileiro. O Massa Bruta utilizará o espaço enquanto o atual Estádio Nabi Abi Chedid passará por obras para a construção de uma Arena moderna.

Após a conclusão da nova Arena, o Estádio Cícero ficará à disposição da comunidade bragantina. A iniciativa reflete o compromisso do clube com o crescimento do esporte na cidade, ao mesmo tempo em que pode gerar benefícios aos cidadãos e fomentar o turismo esportivo na região.

RED BULL SHOP