tags História
tags Futebol
tagsem 26/04/2025
CONTEÚDO / NOTÍCIAS

Nabizão e o Eric Ramires: uma história de identidade e grandes momentos

Eric Ramires marca contra o Ceará, no Nabizão (Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Texto: Cárila Covas

O confronto diante do Cruzeiro, no último domingo (20), pelo Brasileirão, marcou o fim de uma era. Foi a última partida do Red Bull Bragantino no Estádio Nabi Abi Chedid - o querido Nabizão - pelo menos da forma como o conhecemos. Palco de grandes emoções, o estádio onde o Braga começou a pulsar passará por uma ampla reforma, dando lugar a uma Arena moderna.

Durante esse período, o Massa Bruta mandará seus jogos no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, que foi revitalizado para receber as categorias do clube.

A seguir, acompanhe a primeira história da série 'No coração do Braga', com relatos de jogadores dos elencos principal masculino e feminino sobre os momentos inesquecíveis que viveram no nosso estádio - e que vão percorrer para sempre a memória do clube.

ERIC RAMIRES
Com 95 jogos no Estádio Nabi Abi Chedid, Eric Ramires é o jogador de linha com mais partidas no local entre os atuais do elenco. Conhecedor de cada metro do gramado, o camisa 7 do Red Bull Bragantino construiu uma trajetória repleta de momentos marcantes - da estreia com goleada sobre o Bahia, em 2020, à histórica classificação para a Libertadores de 2022.

"Foi a minha estreia no Nabizão, pelo Campeonato Brasileiro, ainda não podia ter torcida por causa da pandemia. Foi um jogo muito bom da equipe e conseguimos os três pontos. Precisávamos muito daquele triunfo, já estava na fase final do campeonato", lembra ele, sobre o seu primeiro jogo no estádio.

O primeiro gol também veio com estilo. Em 2021, o meio-campista balançou as redes pela primeira vez no Nabi em mais uma grande atuação coletiva, diante do Vasco. "Foi muito bom marcar meu primeiro gol, aquele jogo também foi muito especial. Outra atuação muito boa da equipe. Meu primeiro gol de cabeça no profissional!"

Mas o que mais marca um jogador nem sempre acontece só dentro das quatro linhas. Para Eric Ramires, o jogo mais simbólico da trajetória no Nabizão foi contra o Internacional, na última rodada do Brasileirão 2021. Naquele dia, o Braga garantiu uma vaga na Libertadores pela primeira vez. "Foi um momento muito marcante!", resume.

E quando o assunto é emoção pura dentro de campo, um jogo não sai da memória: a estreia na Libertadores de 2022. "Meu primeiro jogo na Libertadores, contra o Nacional, foi muito marcante para mim. Sempre sonhei em jogar a Libertadores"

Com cinco anos de clube, o vínculo de Ramires com o estádio vai além do número de jogos. "Representa muito. Por cinco anos foi a nossa casa, e sempre ficará guardado no meu coração, os momentos que eu passei dentro desse estádio!"

ESTÁDIO NABI ABI CHEDID - NABIZÃO
Construída em 1949, nossa casa respira história e já foi palco de inúmeros jogos decisivos. Por aqui pisaram vários craques, campeões do mundo e atletas que honraram nossa camisa.

E, claro, há também as conquistas. Entre as mais memoráveis, o jogo contra o Novorizontino, em 1990, que deu o inédito título do Campeonato Paulista ao clube, e o título da conquista da Série B do Brasileiro, em 1989.

Recentemente, revivemos momentos felizes e marcantes com o bicampeonato da segunda divisão nacional. A campanha irretocável, que nos deu o troféu de campeão, terminou sem derrota no Nabizão e nos mostrou a força de nosso estádio e torcida.

ESTÁDIO MUNICIPAL CÍCERO DE SOUZA MARQUES
O Red Bull Bragantino garantiu a utilização do Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, um espaço esportivo tradicional de Bragança Paulista, por meio de uma concessão junto à Prefeitura. Após a conclusão das obras para reforma e ampliação da estrutura, o estádio passou a ter capacidade para cerca de 10 mil pessoas, o que possibilitará melhores condições para receber os jogos do Braga na elite do futebol brasileiro. O Massa Bruta utilizará o espaço enquanto o atual Estádio Nabi Abi Chedid passará por obras para a construção de uma Arena moderna.

Após a conclusão da nova Arena, o Estádio Cícero ficará à disposição da comunidade bragantina. A iniciativa reflete o compromisso do clube com o crescimento do esporte na cidade, ao mesmo tempo em que pode gerar benefícios aos cidadãos e fomentar o turismo esportivo na região.

RED BULL SHOP