Saiba mais informações dos times participantes da primeira edição da competição organizada pelo Red Bull Bragantino, no CPD
Texto: Cárila Covas
O Red Bull Bragantino apresenta a primeira edição da Bull's Cup, competição que promete revelar os talentos sub-16 no futebol. De 20 a 23 de fevereiro, o Centro de Performance e Desenvolvimento (CPD), em Atibaia, reunirá 10 equipes de todo o mundo em quatro dias de torneio.
A seguir, saiba mais informações de cada time que disputará a primeira edição da Bull's Cup!
RED BULL BRAGANTINO (BRA) - Fundado em 1928 como Clube Atlético Bragantino, a equipe de Bragança Paulista, interior de São Paulo, carrega muita história antes mesmo do início do projeto com a Red Bull, que se iniciou em 2019 e foi concretizado em 2020, se tornando Red Bull Bragantino. Com conquistas relevantes no cenário do futebol brasileiro, como os títulos do Brasileirão Série B (1989 e 2019) e do Paulistão (1990), a equipe alçou grandes voos também em âmbito continental, com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana (2021). Dentro de campo, o Braga caracteriza-se pela marcante filosofia com estilo de jogo intenso a todo instante, sendo totalmente integrado ao trabalho que é realizado na equipe profissional.
Anfitrião da Bulls Cup 2025, o Red Bull Bragantino abre as portas do seu centro de treinamento, o Centro de Performance e Desenvolvimento (CPD), em Atibaia-SP, para a realização desta competição que promete trazer um alto nível de competitividade para a categoria sub-16 no cenário nacional.
Saiba mais: @redbullbragantino
RB LEIPZIG (ALE) - Fundado em 2009, o clube alemão com sede em Leipzig, no estado da Saxônia, foi criado a partir da iniciativa da Red Bull. Além do sucesso do time principal, o foco do RB Leipzig também é o desenvolvimento de jogadores.
Desde 2009, a base desfruta da Red Bull Academy, do sub-8 ao sub-19. Atualmente, são 18 equipes das categorias de formação, incluindo cinco equipes femininas, que treinam em condições fantásticas no campo de treinamento em Cottaweg, em Leipzig.
Saiba mais: @rbleipzig
SÃO PAULO (BRA) - O CFA Laudo Natel, sede das categorias de base do São Paulo Futebol Clube, possui cerca de 230 mil metros quadrados. O centro é referência internacional no trabalho de formação de atletas de alto rendimento, que recebem acompanhamento não apenas esportivo, mas também pedagógico, psicológico, nutricional, médico, odontológico, de assistência social e assessoria de imprensa.
A base da equipe que disputará a Bulls Cup Sub-16 fez 41 jogos na temporada passada, com 29 vitórias, sete empates e apenas cinco derrotas, com 123 gols marcados e 28 sofridos. Além disso, conquistou a Copa Votorantim.
Saiba mais: @saopaulofc
AUCAS (EQU) - Fundado em 6 de fevereiro de 1945, o Sociedad Deportiva Aucas é um dos clubes mais tradicionais do futebol equatoriano, também conhecido como Papá, Ídolo do Povo e o time oriental, em referência às suas origens. O Aucas está localizado no sul de Quito, a capital equatoriana, e seu estádio, o Gonzalo Pozo Ripalda, tem capacidade para 18.300 torcedores.
Nos seus primeiros anos, o Aucas foi um dos times mais vitoriosos da província de Pichincha, à qual pertence, sendo pentacampeão provincial nas décadas de 1940 e 1950. O time era praticamente invencível, criando uma idolatria entre os torcedores que vai além do tempo e dos títulos.
O Sociedad Deportiva Aucas é uma das instituições mais importantes e queridas do Equador. Depois de conquistar seu primeiro título nacional, a diretoria, liderada pelo economista Danny Walker, continua trabalhando com dedicação para fortalecer o clube em todos os aspectos. Um dos focos principais é o desenvolvimento das categorias de base, reconhecendo que os jovens jogadores são o recurso mais valioso para garantir futuros sucessos e conquistas.
Saiba mais: @aucas45
FERROVIÁRIA (BRA) - A Base de Ferro, como é conhecida as categorias de base da Ferroviária SAF, têm o selo de Clube Formador da CBF que comprova que o clube é referência no trabalho de formação de atletas que recebem acompanhamento esportivo, pedagógico, psicológico, nutricional, médico, odontológico, de assistência social e assessoria de imprensa.
O elenco da Ferroviária que disputará a Bulls Cup Sub-16 fez 27 jogos na temporada passada. No Campeonato Paulista, a Locomotiva teve 13 vitórias, cinco empates e apenas quatro derrotas, com 40 gols marcados e 17 sofridos, ocupando a 7ª colocação na classificação geral da competição Sub-15 de 2024. Além disso na temporada de 2023, essa geração foi vice-campeã do Campeonato Paulista Sub-14.
Saiba mais: @afeoficial
RED BULL SALZBURG (AUS) - A Red Bull Football Academy Salzburg é um clube de última geração que vem formando jovens talentos desde sua fundação em 2014. Abrangendo uma vasta área, é equipada com instalações de treinamento de ponta e oferece um programa de desenvolvimento completo, que inclui não apenas treinamento esportivo, mas também suporte educacional, psicológico, nutricional e médico. A filosofia do time enfatiza uma abordagem equilibrada, com 51% de educação e 49% de esportes, garantindo que os jovens atletas recebam uma educação holística ao lado do treinamento atlético.
O Red Bull Salzburg formou vários ex-alunos notáveis, como Xaver Schlager, Konrad Laimer e Dominik Szoboszlai, que alcançaram grande sucesso no futebol profissional. Também é reconhecida pelo seu sucesso na UEFA Youth League, tendo conquistado o título na temporada 2016/17 com uma equipe composta em grande parte por jogadores formados no clube.
Saiba mais: @fcredbullsalzburg
PALMEIRAS (BRA) - O Sub-16 do Palmeiras é uma categoria de transição. A lista de títulos alviverde conta com a Copa Cidade de Blumenau (2017) e o Torneio Paulista (2016), além dos torneios internacionais: no Japão, foi campeão do Saitama International Football Festival (2018) e levantou a taça do Future Cup International Youth Tournamente (2017), na China.
No quesito Seleção Brasileira, as Crias da Academia também se destacam e colecionam convocações. No ano passado, o goleiro Luiz Fernando, o meio-campista Luis Pacheco e o atacante Juan Gabriel foram convocados para a disputa do Sul-Americano Sub-16.
Saiba mais: @palmeiras
SANTOS (BRA) - Com "Meninos da Vila" em destaque pelo mundo, o Santos FC é referência quando o assunto é revelar grandes talentos nas categorias de base. O DNA ofensivo, a paciência e admiração pelos jovens talentos formados na casa fazem parte da cultura da torcida santista.
Base da equipe que disputa a Bull's Cup, a geração de atletas nascidos em 2009 fechou a temporada 2024 chegando às finais do Campeonato Paulista, da Copa Brasileirinho e à semifinal da Copa Votorantim. Um dos destaques desta geração de atletas, o atacante Nadson disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2025 com apenas 15 anos e já integra treinamentos junto ao elenco profissional.
Saiba mais: @santosfc
NEW YORK RED BULLS (EUA) - Sob o comando do técnico Simon Nee, a equipe Sub-16 do New York Red Bulls desembarca no Brasil para se preparar para a temporada de 2025. Com um elenco talentoso e promissor, a expectativa é alta para esses jovens atletas que buscam deixar sua marca.
A geração de 2009 carrega um grande potencial para o futebol profissional, e os próximos seis meses serão decisivos para revelar quais jogadores estão prontos para o desafio. Esta é uma oportunidade única para demonstrarem seu talento no mais alto nível do futebol juvenil.
Saiba mais: @newyorkredbulls
BAHIA (BRA) - Os Pivetes de Aço, como são conhecidos os jogadores da base do Bahia, fazem parte do maior conglomerado de futebol do mundo, o City Football Group, que conta com 14 clubes espalhados pelo mundo. As equipes treinam no CT Evaristo de Macedo, o mesmo utilizado pela equipe profissional do clube, e contam com uma metodologia de desenvolvimento própria, em acordo com a filosofia de formação do Grupo City, com o propósito claro de formar vencedores no jogo e na vida. Para isso, possui além do trabalho técnico metodológico, o maior setor de desenvolvimento humano e saúde e performance do futebol brasileiro.
Os atletas da geração 2009, que disputarão a Bulls Cup Sub-16, fizeram 39 jogos em 2024, vencendo 25 partidas, tendo 8 empates e apenas 6 derrotas. A equipe conquistou na última temporada o Baiano Sub-15 e o Campeonato Metropolitano da categoria.
Saiba mais: @ecbahia
As 10 equipes foram divididas em dois grupos de cinco:
Grupo A
RB Leipzig (ALE)
Red Bull Bragantino (BRA)
São Paulo (BRA)
Aucas (EQU)
Ferroviária (BRA)
Grupo B
Red Bull Salzburg (AUS)
Palmeiras (BRA)
Santos (BRA)
New York Red Bulls (EUA)
Bahia (BRA)
LOCAL E TRANSMISSÃO
As partidas serão disputadas em três campos do CPD:
> Mini-Estádio - com transmissões ao vivo pela Massa Bruta TV
Os jogos da Bull's Cup disputados no Mini-Estádio serão transmitidos ao vivo pela Massa Bruta TV! Inscreva-se agora no canal do YouTube e acompanhe cada detalhe dessa grande competição.
> Campos 7 e 8 - sem transmissões
ENTRADA GRATUITA
A torcida está convidada a acompanhar de perto os futuros craques! A entrada é gratuita todos os dias do torneio. O acesso ao CPD será feito pela Portaria 3, localizada na Estrada Municipal Luciano da Rocha Peçanha, altura do número 185.
Confira o mapa no carrossel do Instagram a seguir!
TABELA
A seguir, confira a tabela e os jogos para não perder nada da primeira edição da Bull's Cup!
20/02 - quinta-feira
> 9h: RB Leipzig (ALE) x Aucas (EQU) - Mini Estádio (Transmissão da Massa Bruta TV)
9h: Santos x New York Red Bulls (EUA) - Campo 8
> 10h30: São Paulo x Red Bull Bragantino - Mini Estádio (Transmissão da Massa Bruta TV)
10h30: Red Bull Salzburg (AUS) x Palmeiras - Campo 8
> 14h: Ferroviária x Aucas (EQU) - Mini Estádio (Transmissão da Massa Bruta TV)
14h: Bahia x New York Red Bulls (EUA) - Campo 8
> 16h30: São Paulo x RB Leipzig (ALE) - Mini Estádio (Transmissão da Massa Bruta TV)
16h30: Red Bull Salzburg (AUS) x Santos - Campo 8
> 18h: Red Bull Bragantino x Ferroviária - Mini Estádio (Transmissão da Massa Bruta TV)
18h: Palmeiras x Bahia - Campo 7
21/02 - sexta-feira
> 9h: New York Red Bulls (EUA) x Palmeiras - Mini Estádio (Transmissão da Massa Bruta TV)
9h: Aucas (EQU) x Red Bull Bragantino - Campo 8
> 10h30: Bahia x Red Bull Salzburg (AUS) - Mini Estádio (Transmissão da Massa Bruta TV)
10h30: Ferroviária x São Paulo - Campo 8
> 14h: Palmeiras x Santos - Mini Estádio (Transmissão da Massa Bruta TV)
14h: Red Bull Bragantino x RB Leipzig (ALE) - Campo 8
> 16h30: New York Red Bulls (EUA) x Red Bull Salzburg (AUS) - Mini Estádio (Transmissão da Massa Bruta TV)
16h30: Aucas (EQU) x São Paulo - Campo 8
> 18h: Santos x Bahia - Mini Estádio (Transmissão da Massa Bruta TV)
18h: RB Leipzig (ALE) x Ferroviária - Campo 7
REGULAMENTO
Fase de grupos (20 e 21/02)
- Cada equipe jogará duas partidas por dia.
- Jogos com dois tempos de 25 minutos cada.
Fase final (22 e 23/02)
- Jogos eliminatórios com dois tempos de 30 minutos cada.
SÉRIE OURO
> Semifinais: 1º Grupo A x 2º Grupo B | 1º Grupo B x 2º Grupo A
*Quem vencer, avança para a final e os outros dois times disputarão o 3º lugar da Série Ouro.
SÉRIE PRATA
> Semifinais: 3º Grupo A x 4º Grupo B | 3º Grupo B x 4º Grupo A
*Quem vencer, avança para a final e os outros dois times disputarão o 3º lugar da Série Prata.
SÉRIE BRONZE
> Final: 5º Grupo A x 5º Grupo B
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
Jornalistas e veículos de comunicação interessados na cobertura do torneio devem enviar um e-mail para comunicacao.futebol@redbull.com, informando os seguintes dados:
Nome completo -
CPF -
Telefone -
E-mail -
Veículo de imprensa -