tags Base
tags Futebol
tagsem 02/12/2020
CONTEÚDO / NOTÍCIAS

Red Bull Bragantino promove ciclo de palestras para debater o racismo além das quatro linhas

Massa Bruta debate racismo no futebol

O Red Bull Bragantino sabe que o futebol vai muito além das quatro linhas e que a formação humana dos atletas vem sempre em primeiro lugar. Por isso, o departamento social do Massa Bruta, em conjunto com a comissão técnica das categorias de base, realizou na semana da consciência negra uma série de palestras com o tema Refletindo sobre o racismo - além das quatro linhas.

O evento foi online e contou com a participação de nomes importantes na luta contra o racismo no país. Falaram sobre o assunto Roberta Pereira da Silva, pesquisadora sobre futebol de várzea e racismo no futebol, Adilson Júnior, Muskeeter da Red Bull e líder da Frente Negrxs no grupo de diversidade Asas para Todxs, a ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, Fofão, o ex-árbitro Márcio Chagas da Silva e repórter do El País e comentarista dos canais ESPN, Breiller Pires.

"A ideia vem de acordo com tudo aquilo que o clube já faz sobre o tema,  pela nossa comissão técnica e departamento social, a partir da necessidade de atuarmos sobre o assunto. De comportamentos percebidos pelos próprios garotos, da indignação pelos episódios recentes no esporte e pelo contexto ainda hoje vivido Brasil afora. Da intenção e necessidade de irmos além das hashtags. De refletirmos e De termos ações. Ações a partir da consciência, do debate, da instrução. E não a da violência", ponderou o técnico da categoria Sub-15, Gabriel Amaral.

Ao todo, cerca de 300 pessoas participaram do evento, entre atletas, comissão técnica, palestrantes e comissões técnicas. Assistiram às palestras os garotos das categorias sub-8 à sub-20, assim como seus familiares. Jovens atletas do Clube Desportivo Brasil também puderam acompanhar o debate, a convite do Red Bull Bragantino.

“Pensar em formação esportiva de crianças e adolescentes, se faz necessário um processo formativo que contemple todas as dimensões do desenvolvimento humano, e uma delas é o aspecto social. Somos parte de um coletivo, seja no futebol ou na sociedade.

Falar sobre o Racismo é capacitar os atletas a olharem para as situações de discriminação racial presentes no nosso cotidiano com conscientização e criticidade, no sentindo de gerar reflexões e ações antirracistas para dentro e fora das quatros linhas”, finalizou a assistente social, Magda Andrade.

RED BULL SHOP