tags História
tagsem 18/12/2020
CONTEÚDO / NOTÍCIAS

Em 18 de dezembro de 1988, Massa Bruta conquistou a série A2 do Paulistão, contra o Catanduvense

Há 32 anos, um dia de festa em Bragança

Há exatamente 32 anos, no dia 18 de dezembro de 1988, o Massa Bruta conquistava um dos títulos mais importantes de sua história. Naquele dia, no Nabizão, a equipe de Bragança Paulista venceu o Catanduvense por 3 a 0, sagrando-se Campeã Paulista da série A2 – então chamada de Divisão Especial - daquele ano.

O acesso à primeira divisão do Estado, no entanto, veio antes da partida final, quando o Braga venceu o Ferroviário Ituano por 1 a 0, também em Bragança, e garantiu matematicamente o primeiro lugar do grupo IV, na terceira fase da competição, com 16 pontos conquistados.

Na primeira partida da decisão contra o Catanduvense – líder do outro grupo – o Massa Bruta venceu por 2 a 0 em Catanduva, com gols de Valmir aos 15 do primeiro tempo, e de Gil Baiano, já aos 40 da segunda etapa.

No jogo decisivo, em Bragança Paulista, bastava o empate para o Massa Bruta garantir o caneco, mas ele veio em grande estilo. O time naquela decisão era formado por Luis Andrade, Gil Baiano, Vitor Hugo, Nei e Biro-Biro; Vanderlei (Bugrão), Betão e Gatãozinho; Evair, Claudinho e Valmir. O técnico era Norberto Lopes.

Com casa cheia, o Massa Bruta dominou a partida desde o início. Após Valmir ser derrubado na área pelo goleiro Paulo César, a arbitragem apontou pênalti e Evair bateu, com categoria, para fazer o primeiro dos donos da casa.

Ainda na primeira etapa, Gil Baiano aproveitou a falha da zaga do Catanduvense para roubar a bola na área, driblar o goleiro e rolar para trás, para Claudinho fazer o segundo gol. Na sequência, Gatãozinho cobrou falta pela esquerda e achou o zagueiro e capitão, Nei, livre na área, para fazer o terceiro e garantir o troféu à equipe de Bragança Paulista. 

Após o apito final, a torcida invadiu o gramado do estádio Nabi Abi Chedid (na época, Marcelo Stéfani) para comemorar o título. Um dia de festa em Bragança Paulista.

RED BULL SHOP