Foto: Ari Ferreira / Red Bull Bragantino
Nesta quarta-feira (03), o Red Bull Bragantino entra em campo para mais uma rodada do Brasileirão série A 2020. Quando subirem ao gramado do Nabizão, nossos 11 titulares carregarão consigo uma importante mensagem de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer.
Em apoio à campanha “Vá de Lenço”, da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), os jogadores do Massa Bruta entrarão em campo com lenços presos em parte visível do corpo, alertando para a prevenção do câncer e o papel importante que cada cidadão pode ter no cuidado da própria saúde, com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
“Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), uma a cada seis pessoas morrem em decorrência do câncer, aqui no Brasil. Nestes últimos meses, por conta da pandemia, tivemos graves problemas nos atendimentos para diagnósticos e tratamento dos pacientes oncológicos no país. É uma realidade bastante complexa. Por isso, precisamos investir cada vez mais na prevenção e evitar o aumento de casos”, afirma a presidente da Abrale, Merula Steagall.
A imagem do elenco utilizando os lenços também será veiculada nas mídias sociais do Red Bull Bragantino, com o intuito de reforçar a mensagem da campanha, que conta com a participação de artistas, clubes e outras figuras do meio esportivo.
Segundo a ABRALE, entre os hábitos que ajudam na prevenção do câncer estão a cessação do tabagismo, a adoção de uma dieta saudável, a manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividades físicas, a vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes, evitar a exposição solar desprotegida, realizar os exames preventivos para câncer de colo de útero, mama e próstata, para o público e faixas etárias indicadas, por exemplo, entre outras ações.
A ação acontece na véspera do Dia Mundial do Câncer – 4 de fevereiro – data criada em 2000, com o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.