Klopp vai responder a perguntas e respostas sobre o novo papel estratégico na Red Bull em a 14 de janeiro de 2025, às 10h
Salzburgo, Áustria: Jürgen Norbert Klopp construiu uma carreira lendária como um dos treinadores mais célebres do futebol. Desde a promoção do Mainz 05 à Bundesliga, passando pela conquista da primeira dobradinha nacional do Borussia Dortmund e por vitórias históricas com o Liverpool - incluindo um título da Liga dos Campeões da UEFA e um triunfo na Premier League - Klopp tem definido consistentemente a excelência na gestão do futebol.
Desde 1 de janeiro de 2025, Klopp assumiu um novo desafio como Diretor de Futebol Global da Red Bull GmbH. O seu cargo irá supervisionar a rede internacional de clubes de futebol da empresa. Nesta função estratégica, Jürgen Klopp não estará envolvido nas operações diárias dos clubes, mas se concentrará em apoiar os diretores desportivos na promoção da filosofia Red Bull. Irá também aproveitar a sua extensa rede para ajudar na prospeção de talentos de topo e contribuir para a formação e desenvolvimento de treinadores.
A conferência de imprensa está marcada para terça-feira, 14 de janeiro de 2025, às 10h00, Horário de Brasília, em Salzburgo, Áustria. Oliver Mintzla, CEO de Projectos e Investimentos Corporativos em Red Bull, e Jürgen Klopp irão comentar o seu novo papel. Tanto Mintzla` como Klopp estarão disponíveis para responder a perguntas dos jornalistas no local.
Biografia de Jürgen Klopp
Jürgen Norbert Klopp, nascido a 16 de junho de 1967 em Stuttgart, é um dirigente de futebol alemão e antigo treinador e jogador, tendo dirigido mais recentemente o Liverpool, da Premier League. É considerado um dos melhores treinadores de futebol do mundo.
Desde 1 de janeiro de 2025, Klopp é o Diretor de Futebol Global da Red Bull GmbH. Klopp passou a maior parte da sua carreira de jogador no Mainz 05, inicialmente como avançado antes de passar para a defesa. Depois de se reformar como jogador em 2001, tornou-se diretor do clube e garantiu a promoção à Bundesliga em 2004. Depois de ter sido despromovido na época 2006/07 e de não ter conseguido a subida de divisão, Klopp demitiu-se em 2008, sendo o treinador mais antigo do Mainz.
Posteriormente, tornou-se treinador do Borussia Dortmund, levando a equipa ao título da Bundesliga na época 2010/11 e conseguindo a primeira dobradinha doméstica de sempre do Dortmund numa campanha recorde. Klopp também conduziu o Dortmund a um segundo lugar na Liga dos Campeões da UEFA de 2012/13, antes de sair em 2015, mais uma vez como o treinador mais antigo do clube.
Em 2015, Klopp foi nomeado treinador do Liverpool. Durante o seu mandato, levou o clube às finais da Liga dos Campeões da UEFA em 2018 e 2022, conquistando o troféu em 2019 para garantir o seu primeiro - e o sexto - título do Liverpool na competição. Sob o comando de Klopp, o Liverpool terminou em segundo lugar na época 2018/19 da Premier League com 97 pontos, o terceiro melhor total na história da primeira divisão inglesa e o mais elevado de sempre de uma equipa sem ganhar o título. Na época seguinte, Klopp conduziu o Liverpool à vitória na Supertaça da UEFA e à primeira Taça do Mundo de Clubes da FIFA, antes de conquistar o primeiro título da Premier League do Liverpool em 2020. A equipa acumulou um recorde de 99 pontos e bateu vários recordes da primeira divisão. Estes feitos valeram a Klopp prémios consecutivos de Treinador do Ano da FIFA em 2019 e 2020. Além disso, assegurou uma dobradinha de taças nacionais com a Taça EFL e a Taça FA em 2022 e ganhou outra Taça EFL em 2024.
Klopp é um notável defensor do "Gegenpressing", um sistema tático em que a equipa, depois de perder a posse de bola, tenta imediatamente recuperá-la em vez de recuar para se reagrupar. Já descreveu as suas equipas como jogando um "futebol heavy metal", caracterizado por uma forte pressão e intensidade ofensiva. Klopp atribuiu ao treinador italiano Arrigo Sacchi e ao antigo treinador do Mainz, Wolfgang Frank, as principais influências na sua abordagem.
Ao longo da sua carreira de treinador, Klopp tem enfatizado a importância da emoção no futebol, ganhando admiração e notoriedade pelas suas celebrações apaixonadas na linha de fundo.