Se você já deu aquela voadora sem querer no amiguinho na hora do carrinho ou ficou pistola porque o juiz marcou falta e você nem encostou (segundo sua versão, claro), então cola aqui que o Toro Loko vai trocar uma ideia de responsa contigo sobre um tema que vale mais que troféu: o fair play!
Nesse texto cabuloso de boleiro pra boleiro, cê vai entender por que jogar limpo é tão importante quanto mandar aquele golaço de trivela. Vamo falar de respeito, atitude dentro de campo e até da grana — sim, meu parça, tem fair play financeiro também!
Então prepara o meião, ajusta a faixa na cabeça e bora pra resenha, que o jogo vai começar no estilo raiz!
“Fair play”, no inglês boleiro das gringas, quer dizer tipo “jogo limpo”, “jogo justo”, jogar na moral, sem trapaça, sem apelar, sem dar voadora no coleguinha só porque ele driblou bonito.
É tipo quando você tá na pelada da escola e o amigo se machuca… e aí, em vez de sair correndo pro gol sozinho, você chuta a bola pra fora pra ajudar o mano. Isso é fair play, truta!
Você vai entender porque o fair play é importante demais:
Fair play é tipo o juiz invisível da consciência, tá ligado? Ele garante que todo mundo jogue nas mesmas condições, sem trapaça, sem apelação, sem "lei do mais forte". O bagulho é na bola, irmão! Sem fair play, ia ser guerra em campo! Tipo UFC com uniforme.
Você pode até ser rival dentro de campo, mas fora dele, todo mundo é colega de profissão ou de pelada. Ter fair play é dizer: “Ô mano, eu quero ganhar, mas não vou te derrubar na maldade pra isso”. É igual na escola: dá pra tirar nota boa sem colar, sacou?
Milhões de pessoas assistem futebol, principalmente crianças como você aí do outro lado da tela! ??
Quando um jogador faz uma atitude bonita, tipo parar o jogo pra ajudar alguém machucado, ele tá ensinando pra todo mundo como ser um campeão de verdade, dentro e fora de campo! Jogador que joga limpo ganha respeito. Jogador sujo só ganha cartão!
Sem fair play, os caras iam sair do jogo direto pro UFC, igual falei lá em cima.
O jogo ia parar toda hora, ia ter briga, expulsão, juiz doido, torcida pistola… Com fair play, o futebol rola bonito, sem quebradeira, no amor e na bola!
Fair play não é só pra jogador profissional, não! É pra você que joga no campinho da escola, no terrão, na quadra, no videogame… É um estilo de vida boleiro!
Fair play financeiro é tipo o cartão vermelho pros times que querem gastar mais do que podem! É uma regra criada pra não deixar os clubes virarem bagunça financeira, tipo aquele amigo que compra skin de jogo e depois não tem grana nem pro pastel da cantina!
Alguns países como Alemanha (desde 1962), Itália (desde 1962) e Holanda (desde 2003) já fazem uso do fair play financeiro há muito tempo…
A UEFA, a galera que organiza a Champions League lá na Europa, tem as suas próprias regras de fair play desde 2009. Os caras tavam vendo uns clubes gastando milhões e ficando endividados até o cabelo!
Como funciona o fair play financeiro no futebol??
Na prática, o time só pode gastar o que ganha. Nada de sair comprando jogador igual criança em loja de doce!
E se o time quebrar a regra? Aí, meu parceiro… a casa cai!
Tudo isso é importante porque…
Boa conduta esportiva é tipo o "manual do jogador gente boa"!
É quando o atleta joga com respeito, honestidade, humildade e aquele espírito esportivo de quem sabe ganhar e perder sem chilique! Não é só saber bater falta, é saber bater palma pro adversário também, sacou?
Aí vão alguns exemplos de boa conduta, pega a visão:
Diferente de um drible que o Ronaldinho criou ou um golaço do Pelé, o fair play não tem um “pai” com nome e sobrenome, tipo “João Fair Play da Silva” (apesar que esse nome ia ser daora).
Porém, ele foi defendido com unhas e dentes pelo Barão Pierre de Coubertin, esse mano foi o pai dos jogos Olímpicos modernos lá no século XIX, quando a sua avó nem sonhava em nascer.
Por isso mesmo, o conceito de jogo limpo vem lááá dos primeiros tempos do futebol, lá na Inglaterra, quando o esporte ainda era jogado com calça de botão e bola de couro mais dura que pedra!
Com o tempo, quem pegou a bola do fair play e saiu driblando foi a FIFA (a chefona do futebol mundial) e a UEFA (que manda nos campeonatos europeus).